Grupa Galo

5 anos de GRUPA, 5 anos de NÓS!

Carol Leandro

Depoimentos

5 anos de Grupa, 5 anos de NÓS! Bodas de Madeira, segundo o Feng Shui, o elemento madeira tem como característica a expansão, a determinação e o equilíbrio. Nada mais justo que comemorar essa boda de 5 anos de forma especial, afinal, são meia década.

A madeira permite que os alicerces, daqui para frente, se fortifiquem e criem raízes mais profundas e eternas.

Renata Lanza

Na Grupa eu encontrei muito mais do que buscava. A Grupa me resgatou. É com elas que eu me sinto acolhida, onde eu sou parte de algo maior que eu. E a gente precisa se agrupar. É em grupo que a gente constrói quem somos.

E eu descobri que sou mais do que imaginava.

Que honra ser GRUPA!

Sabrina

Eu sempre observava a Grupa nas redes sociais, tinha alguma proximidade com a Elen e até, por isso, acompanhei e concordei com a carta escrita após o desfile da coleção. Um belo dia em uma conversa, ela me perguntou se eu não queria entrar para a Grupa, porque ela achava que tinha tudo a ver. Eu não sabia que poderia e topei na hora.

Um mundo novo se abriu pra mim, ali. Um mundo de oportunidade de conhecimento, crescimento e amizade. Eu não tive uma criação politizada, então todas aquelas mulheres com seus históricos acadêmicos e vivências fizeram total diferença na evolução da minha forma de enxergar a realidade. Sou grata a cada uma.

Também encontrei acolhimento, em todos os momentos complicados, sempre houve alguém com mão estendida. Só espero responder a todas – fundadoras a novatas – com o mesmo carinho que recebi e recebo ali.

E a Grupa também me aproximou do Galo, o amor mais antigo e longevo que carrego no peito. Eu sempre precisava pedir como quase um presente para ir ao estádio. Com a Grupa, era só eu querer. Sempre haveria uma companhia, a segurança de, unidas, LUTARMOS também pelo nosso espaço ali, na arquibancada.

Vida longa a Grupa, ainda que desejemos que as lutas sejam cada dia menos necessárias. Que possamos usufruir do espaço, um dia ou talvez que outras possam, pelo amor e amizade encontrados ali e que vislumbrem um ambiente do futebol livre do machismo, racismo, homofobia e todo tipo de discriminação. E que olhem pra trás, pensem em nós e gritem um GAAAALOOOO bem forte!

Kamila

A Grupa me proporciona uma felicidade sem igual. Me sinto super confortável no meio de mulheres incríveis torcendo pelo galo. Mesmo morando no interior da pra sentir de longe o peso desse movimento lindo de luta, desconstrução e de igualdade que a Grupa faz. A Grupa pra mim é sinônimo de voz e liberdade!

Luciane Soares

O que a Grupa representa para mim? Acolhimento, amizade, afeto, debate, desabafo, alegria, companheirismo. Lá posso xingar e amar o Galo na mesma intensidade.

Laura Conrado

Sempre sempre grata pela oportunidade de conviver com manas tão especiais, que ampliam meu entendimento de mundo e, de quebra, são as melhores companhias para os jogos. A Grupa é um presente na vida de todas as mulheres que participam ou participaram do coletivo, e uma necessidade para o nosso futebol e nossa sociedade. Nos amo, grupinhas! Vida longa!

Marcella

Reencontrei o prazer em torcer com a Grupa. Além disso os afetos e amizades sempre foram muito importantes. Talvez a Nati Tavares não saiba, mas um papo com ela no Grupo foi suficiente e determinante para rumos muito diferentes na minha vida, Obrigado Nati <3! Eu sou muito grata a Grupa, pela rede de amigas que pude cultivar devido a esses encontros

Bela Cancela

Pra mim a Grupa é sororidade, união, força e resistência. A Grupa é Galo, é alento, acolhimento e diversão, né?! Pq não?!

Karinne

Enxergo a Grupa como um espaço de troca, onde eu sinto que aprendo e ensino em vários momentos. Reconheço como um lugar de crescimento e também afeto. É mais um espaço onde como mulher eu vivencio e debato direitos, lutas e aprendizados. Tenho por costume carregar amizades comigo e na Grupa não é diferente. Cada uma com sua história de luta, com sua vivência, com seu amor e uma capacidade inexplicável de me acolher e me acrescentar. Mesmo com tantas diferenças, o Galo nos aproximou e o respeito nos uniu. Vida longa a Grupa e a todas que se esforçam diariamente para que seja sempre um coletivo feminista tão diverso e acolhedor.