Grupa Galo

Colorismo

Minha pele não é retinta. Tenho a cor da miscigenação brasileira. Isso quer dizer que há democracia racial no Brasil? O conceito do colorismo chama a atenção para os diferentes níveis de preconceito e marginalização sofridos pela população negra, dependendo de quão afrodescendente é sua aparência. Cor, cabelo, formato do nariz, da boca e outras características fenotípicas determinam como as pessoas negras são lidas socialmente.

Hiperssexualização dos corpos negro

O Brasil, último país a abolir a escravidão, tem sua história marcada pela violência, exploração e genocídio da população negra. Desde o período escravocrata até os dias de hoje, pouco mudou quanto à construção da representação social do negro. O racismo estrutural vela o que as estatísticas escancaram: o corpo negro é descartável, inferior. E quando se trata do exercício de sua sexualidade, os corpos negros permanecem sendo violados e descartados. A construção de estereótipos Leia mais…

É a nossa vez de sermos protagonistas na festa da democracia

O voto feminino é fruto de uma longa luta que está muito longe de chegar ao fim. Em 1932, após pressão popular, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi instituído o voto feminino. No entanto somente as mulheres casadas, viúvas e solteiras que tivessem renda própria podiam votar. Logo apenas camadas médias da sociedade brasileira puderam usufruir de tal conquista. É importante ressaltar que as transformações econômicas, políticas e sociais do final do século Leia mais…

1° FASE MÁGICA | Especial Libertadores

por Carol Leandro para Grupa Nossa estreia foi em uma quarta de cinzas e não podia ser em dia melhor, dia 13. A atmosfera na cidade era incrível, Belo Horizonte estava respirando a Libertadores e os atleticanos estavam 100% envolvidos e motivados. 13 de fevereiro de 2013, Estádio Independência, contra o multicampeão São Paulo. Abrimos o placar com gol de Jô em um dos lances mais míticos de todos os tempos. Com o jogo paralisado, Leia mais…

UMA LIBERTADORES INESQUECÍVEL | Especial Libertadores

Carol Leandro para a Grupa Falta Pouco Para A Estreia Do Galo Na Copa Libertadores Da América De 2019. No Dia 5 De Fevereiro, Às 19:15, O Glorioso Entra Em Campo Contra O Danúbio, No Uruguai, Pela Fase Pré-Classificatória Para A Fase De Grupos Da Competição. Para Celebrar Esse Momento Especial Que É Jogar Uma Libertadores, Lançamos Uma Série De Textos Que Lembram Os Jogos Inesquecíveis Da Competição De 2013 Assinados Pela Maravilhosa Grupinha Carol Leia mais…

GrupaCast – Episódio 11

Foto: Clube Atlético Mineiro Resenha dos jogos Atletico x America e Atletico x Chapecoense pela 28ª e 29ª rodadas do Brasileiro 2018. Créditos: Hostess: Aurelia Participação: Poliana , Thalita Moraes e Carol Leandro. Música de fundo: Blondie Edição: Mário Romualdo